02 JAN 2020
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Show da Virada reúne cerca de 80 mil pessoas

São Lourenço do Sul celebrou a chegada de 2020 com grande festa que levou uma multidão para a praia da Barrinha, palco do Show da Virada. Após quatro dias do De Virada na Praia, com grande público acompanhando as atrações, o réveillon teve recorde de público, reunindo 80 mil pessoas, conforme os organizadores, no Show da Virada.

A programação do Show da Virada iniciou com DJ Guilherme e seguiu com Hawai Show Band, ambos animando o público com uma grande festa a céu aberto. Momento mais esperado da noite, o show pirotécnico teve a duração de 10 minutos, colorindo o céu. Pela primeira vez, o show foi com os chamados fogos silenciosos, ou seja, sem utilização de foguetes e bombas. Foram utilizados fogos de artifício sem estampido, com ruídos reduzidos em comparação àqueles com estampido (tiro), como já vem ocorrendo em muitas cidades.

Para dar as boas vindas a 2020, o prefeito Rudinei Härter e o presidente da ACI/CDL, Sérgio Holz, falaram ao público desejando Feliz Ano Novo a turistas e lourencianos. “Estamos muito felizes de receber vocês aqui, lourencianos e turistas. A quem nos visita, sejam bem vindos, sintam-se em casa. Aos lourencianos, agradeço por tão bem receberem nossos visitantes. Feliz Ano Novo a todos. Quem 2020 seja um grande ano para São Lourenço do Sul”, desejou o prefeito.

A noite contou também com lançamento do novo vídeo de divulgação do turismo de São Lourenço do Sul, apresentado ao público nos telões do evento. Trata-se de um grande resumo de tudo o que São Lourenço do Sul oferece aos visitantes, desde a gastronomia, belezas naturais e pontos históricos, passando por roteiros de passeios, cultura e eventos.

O De Virada na Praia e o Show da Virada foram realizações da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) com apoio do Sesc.

Show Pirotécnico sem Estampido

No Show Pirotécnico da Virada, foram utilizados Fogos de Artifício Silenciosos, que apesar do nome, emitem baixo ruído. Os fogos de artificio, inclusive os ditos luminosos, emitem algum tipo de barulho. Isto ocorre nos produtos aéreos de vista, conhecidos popularmente também como "palmeiras" ou como "explosão de cor", devido a pólvora de projeção do artefato em direção ao céu e a carga de abertura do seu efeito final.  A Carga de Abertura é um misto pirotécnico a base de casca de arroz revestida com pólvora negra e/ou uma composição conhecida como Flash Powder. Durante o seu funcionamento ocorre a geração de um ruído (barulho), com intensidade sonora inferior as bombas dos fogos de estampido (tiro), que são feitas com Pólvora Branca. Sob o ponto de vista técnico não é possível conseguir os efeitos esperados de uma Bomba Aérea de Cor sem a presença da Carga de Abertura, já no caso dos fogos de artificio do tipo Single Shot, não há presença desse tipo de composição pirotécnica, salvo aqueles com efeito visual conhecido como Crossette.

Nesse contexto, foi verificado que os fogos de artifícios elencados no processo administrativo de licitação modalidade eletrônico Edital 068/2019 não apresentam o efeito “Tiro (estampido)” de acordo com as normativas do Exército Brasileiro, mas sim o barulho característico do funcionamento da “carga de abertura” presente nos produtos de efeito principal de vista, sendo considerados assim, Fogos de Artifício Silenciosos.