Rudinei Härter (São Lourenço do Sul, 28 de maio de 1965) é bacharel em direito e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Desde janeiro de 2017, é Prefeito de São Lourenço do Sul, o terceiro maior produtor de tabaco do Brasil. Anteriormente, foi vereador de São Lourenço do Sul, e trabalhou como advogado, comerciante de Peças e Acessórios para Máquinas Agrícolas, vendedor de implementos agrícolas, e agricultor.
Rudinei nasceu em 28 de maio de 1965 no interior de São Lourenço do Sul, no sul do Rio Grande do Sul. Caçula de uma família de quatro irmãos, é filha de Pedro Júlio, agricultor, já falecido, e de Alice, também já falecida.
Rudinei estudou em pequenas escolas multisseriadas no interfior do município, completando sua educação posteriormente em Pelotas, no Colégio Albert Einstein. Durante o governo de Beto Grill em São Lourenço do Sul, Rudinei foi Secretário Municipal de Obras e Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, quando tinha apenas 27 anos. Ele graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pelotas quando já era pai de quatro filhos, Jonatã, Jenifer, Jéssica e Julian. Em 2009, elegeu-se vereador em São Lourenço do Sul sendo 1º Secretário por um ano, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça por três anos e Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural por um ano.
Em 2016, Rudinei se candidatou e foi eleito prefeito com 54,73% dos votos. Em 2020, Rudinei concorreu novamente e se reelegeu, com 44,84% dos votos.