As Praias de São Lourenço do Sul, também conhecida como Pérola da Lagoa, são algumas das mais bonitas da Lagoa dos Patos.
São Lourenço do Sul, localizada à s margens da Lagoa dos Patos e há cerca de 200km da capital do Estado, Porto Alegre, é conhecida pelas águas rasas das praias e pelo arroio São Lourenço, que servia de refúgio para a frota farroupilha, sempre que ameaçada pelo maior poder de fogo dos barcos imperiais. O MunicÃpio foi palco de vários combates entre o exército farroupilha e o imperial. O pequeno porto localizado na embocadura do Arroio São Lourenço, que já servira à esquadra comandada por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, tornou-se um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da colônia, que foi grande produtora de batata. Muito embora a Freguesia de Boqueirão tenha sido elevada à condição de vila e emancipada de Pelotas, a sede do novo municÃpio foi transferida para São Lourenço do Sul, que passou a ser cidade.
Nos dias de hoje, São Lourenço do Sul encanta pelas praias de águas serena e sombra de plátanos, figueiras e árvores nativas e pelos atrativos da zona rural, onde a cultura dos imigrantes alemães e pomeranas continua viva sendo contada por seus decententes. Os eventos também atraem grande público local e de turistas, entre eles, destacam-se as festas de Iemanjá e de Nossa Senhora de Navegantes, a Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão e a festa do Divino EspÃrito Santo, no Boqueirão, o Moto Lagoa, a Südoktoberfest e o Festival de Inverno.
O Reponte da Canção, um dos mais tradicionais festivais tradicionalistas do Estado, o Show da Virada e o Carnaval são eventos promovidos pelo poder público e também são destaques na temporada de veraneio, quando a população da cidade chega a triplicar.