Sobre o local
A capela começou a ser erguida em 1809, em terras doadas por Afonso Pereira Chaves. Anos mais tarde, José da Costa Santos adquire a estância de São Lourenço, que incluía estas terras, localizadas no extremo norte da fazenda.
Ao morrer, José da Costa Santos deixa para a sua viúva um milhão de réis em prol da construção da igreja e a quantia de cem mil réis para cada órfão e viúva pobre da vila.
A viúva senhora Ana Gonçalves da Silva Costa Santos dedicou-se a cumprir tais propósitos, criando para isso, a Irmandade de Nossa Senhora Imaculada Conceição do Boqueirão. Mulher de fibra e abnegada trabalhou junto a esta, pelos menos favorecidos, legalizou os títulos de propriedade dos terrenos pertencentes à Igreja e construiu-a. (1830-1868).
Este era o local de maior contingente populacional da Vila de São Lourenço que, em 1850, contava com 500 moradores. São inúmeras as tentativas de transferir a sede da Vila para a margem da Laguna; Scholl Costa afirma: “no ano de 1830, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, passa a paróquia, conforme decreto imperial”.
Construída em 1830 e primeira igreja da cidade.
Local: RS-265, Boqueirão - Primeiro Distrito, São Lourenço do Sul - RS, 96170-000