09 AGO 2017
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
São Lourenço do Sul é destaque no Congresso do COSEMS/RS

O Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – Congresso COSEMS/RS teve início na manhã de terça-feira, 8 de agosto, no  Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Este ano, o tema é “A Qualidade da Governança do SUS – Autonomia Local, Pactuação Regional e as Relações Institucionais”.

São Lourenço do Sul está representado no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. O coordenador de saúde mental, Flávio Resmini, esteve participando na terça-feira da mesa na oficina com o título “Drogas, Depressão e Suicídio na Infância e Adolescência”, onde foi abordado os números de casos de drogadição, depressão e suicido na infância e adolescência, que são cada vez mais crescentes, no entanto, os municípios de pequeno porte, que representam a maioria dos municípios no Rio Grande do Sul, não conseguem criar CAPS Infanto-Juvenil devido ao critério populacional. A oficina objetivou a discussão de alternativas e estratégias para não desassistir essa parte da população, que segundo Flávio “é uma das mais vulneráveis e necessita de políticas públicas específicas”.

Na quarta-feira (9), São Lourenço do Sul participa da Apresentação e discussão de trabalhos da “Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017”, com o Programa Criança Feliz – “Integrando Olhares e Fazeres”, apresentado pela assistente social, Jaqueline Bergmann. É a única experiência selecionada do PIM e Criança Feliz, das 30  que estão presentes.

O Congresso vai até o dia 10 de agosto, o evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).