08 MAI 2023
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Dia 08 de Maio é o dia Nacional do Turismo
Dia 08 de Maio é o dia Nacional do Turismo.
Recentemente São Lourenço do Sul recebeu o certificado de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro, este emitido pelo Ministério do Turismo.

Você sabia?
São Lourenço do Sul está incluída na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, uma iniciativa do Ministério do Turismo que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo local. O Mapa do Turismo Brasileiro propicia uma série de benefícios como, participação em políticas públicas, recursos e acesso a qualificação profissional na área.

A inclusão de São Lourenço do Sul no Mapa do Turismo Brasileiro é o resultado de um trabalho conjunto da Prefeitura de São Lourenço do Sul através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e da Instância de Governança Regional Costa Doce Gaúcha. Dos 497 municípios gaúchos, apenas trinta e cinco são considerados classificação C, onde está enquadrado São Lourenço do Sul. Um município gaúcho possui classificação A e dezoito municípios classificação B. Trezentos e sete municípios são classificados como D ou E - os outros cento e trinta e seis municípios não possuem classificação.
As categorizações levam em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: total de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, número de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. Para isso, é importante que os empreendimentos do trade turístico mantenham seus dados atualizados no Cadastur entre outras plataformas.