15 MAI 2020
Direção da Escola Francisco Frömming participa de webseminário sobre a educação no atual momento

A equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Frömming participou nesta semana do webinário sobre Kit de sobrevivência para gestores “Como conduzir a Comunidade Escolar no cenário atual”, discutindo as formas de manter atividades e os desafios que a educação enfrenta no momento da pandemia.

A diretora da Escola, Cátia Cilene Ribeiro destaca a fala da professora psicopedagoga Ana Luiza, que durante a live referiu-se à comunidade escolar no contexto atual. “Precisamos nos fortalecer através do conhecimento. O desafio da Educação Infantil é encantar, surpreender as crianças com dinâmicas lúdicas. Acolher famílias e mostrar o quanto é importante esta etapa. Não participar das atividades seria deixar de desenvolver conceitos e habilidades. A criança imagina, brinca, compartilha, reflete e volta a imaginar. A aprendizagem ocorre em uma espiral criativa", diz a diretora.

Com a participação das atividades na web, (#somoseducação), a vice-diretora Nóris Beatriz Costa Ney destaca que percebe-se que o importante é manter uma comunicação eficiente  através do envio de tarefas síncrona ou assíncrona, assim como o feedback dos alunos. “Percebemos que, diante de todo desafio, tanto para nós professores, como para os alunos e seus familiares, estamos percorrendo o caminho correto, estamos interagindo e fazendo com que o aluno realmente seja protagonista de sua aprendizagem e o professor, o mediador desse processo, afinal, a escola é muito mais que um espaço físico, a escola está viva dentro das casas".

Maria Denise Klein, coordenadora pedagógica da Escola, salienta que o WhatsApp é uma ferramenta usada para o envio de atividades, mas é necessário ter o cuidado em como comunicar, enviar a informação, garantir o recebimento, receber confirmação e colocar com clareza para os pais a importância da atividades. Nair Kunde Lüdtke, também vice-diretora explicou ainda que não se pode ter vergonha de pedir ajuda. “O momento é de muita dificuldade para todos, mas também é momento de muitas aprendizagens para todos”, refletiu.

Fonte: DECOM