16 MAR 2020
Município define Plano de Contingência do coronavírus

Reunião realizada na quinta-feira (12) na Secretaria de Saúde, definiu o Plano de Contingência do coronavírus em São Lourenço do Sul. O encontro reuniu a equipe da Secretaria, Conselho Municipal de Saúde, Santa Casa de Misericórdia, Centro de Saúde São João da Reserva e representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS).

Durante a reunião foi orientado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da 3ª CRS, algumas medidas como evitar aglomerações nos espaços públicos e nos serviços de saúde; orientações para os trabalhadores de saúde sobre identificação sobre casos suspeitos e os procedimentos que deverão ser adotados.

Foi definido que as coletas dos casos suspeitos serão realizadas em domicílio pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Portanto, pacientes com febre, tosse, gripe, dificuldade de respirar e fadiga, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, onde receberão atendimento prioritário. A orientação é para que as equipes deem prioridade aos pacientes com os sintomas gripais, que são os mesmos da Covid-19.

Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones 150 e 136. E ainda pelo telefone da Vigilância Epidemiológica de São Lourenço do Sul no 3251-9558. A secretária de saúde Jaqueline Bergmann esclarece que as reuniões do grupo de trabalho do Plano de Contingência seguem acontecendo e novas informações serão repassadas a partir do cenário que muda a cada dia.