O Projeto " Persona - quem são e o que pensam os gaúchos?" é um mergulho nas tradições do povo gaúcho. Um estudo que se aprofundou no entendimento da identidade e tradição desse povo, e descobriu qual a consequência que esses aspectos trazem ao comportamento, forma de consumir, relacionamento com as marcas e expectativas de futuro.
Entre agosto e setembro de 2017, a RBS e a Consumoteca uniram forças e mergulharam no universo dos gaúchos para entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Rio Grande do Sul, dando origem ao estudo.
Um dos mais completos levantamentos já realizados sobre a identidade rio-grandense descobriu que existem cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Desses, 73% valorizam as tradições, ainda que apenas 49% participe. Ao contrário do senso-comum, a pesquisa revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda.
O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado. Além disso, 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões contribuíram para a pesquisa concedendo entrevistas mais aprofundadas sobre as descobertas. O estudo contou, ainda, com a participação de seis especialistas em cultura e comportamento.
O gerente-executivo da RBS TV, Haroldo Amaral Jr, apresentará os resultados nesta quinta-feira (18), às 20 horas, no Tropicális Gastronomia.
Confirmações pelos telefones: