24 MAI 2018
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Empreendedorismo Feminino é destaque em Seminário promovido pela Prefeitura Municipal

Na noite da última quarta-feira (23), mulheres que buscavam orientação e inspiração para abrir seu próprio negócio e empreendedoras dos mais diversificados ramos lotaram o Sindicato Rural no Seminário Mulher Empreendedora, promovido pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. No Brasil, a participação da mulher como empreendedora cresce a cada ano. Das 995 mil novas empresas registradas 51,5% foram abertas por mulheres empreendedoras.

O Seminário Mulher Empreendedora trouxe uma palestra e três painéis, com a presença de mulheres de diversos ramos. Realizando a palestra de abertura, a Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas dialogou com o público sobre o Papel da Mulher como Líder. Mascarenhas foi a primeira mulher a ser eleita prefeita em Pelotas, e também a primeira pessoa a ser eleita em primeiro turno na cidade desde que a cidade passou a realizar eleições em dois turnos.

O primeiro painel “O papel da mulher no mercado de trabalho”, trouxe as painelistas Nara Maria Oliveira da Silva, membro da Economia Solidária e proprietária de trailers alimentícios, Cristen Pinz, empresária no ramo de gastronomia, e Rosani Boeira Ribeiro. O painel debateu as conquistas das mulheres empreendedoras dentro do mercado de trabalho como proprietárias de seus próprios negócios. “Histórias Inspiradoras”, foi o segundo painel, que contou com a presença da empresária Rejane Specht Iuppen, empreendedora na área de moda e proprietária de uma rede de farmácias, Silvia Tejada, empreendedora na área alimentícia, e Sonia Soares da Silva, também da área alimentícia e membro da Economia Solidária. As três convidadas contaram suas histórias de superação como mulheres empreendedoras e sobre como tornaram seus negócios grandes sucessos. O terceiro painel, “Mulheres Desbravadoras”, contou com a presença da empreendedora do ramo hoteleiro, Edvania Loss, a empreendora do setor alimentício, Fabiana dos Santos Miranda e a artesã e membro da Economia Solidária, Tânia Kuhn. Foi debatido o papel da mulher como inovadora dentro do empreendedorismo, trazendo novos negócios, ideias e formas de empreender para o mercado.