19 JUL 2017
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
12ª Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na terça-feira

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Lourenço do Sul, evento que teve como tema central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” aconteceu na terça-feira (18) no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a programação se estendeu durante todo o dia. A avaliação da política da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) foram debatidos na ocasião. A Conferência teve como cerimonialista a Coordenadora da Habitação, Miriam Freitas.

O público-alvo do evento foi os usuários da Assistência Social, representantes de entidades socioassistenciais, gestores de políticas públicas e comunidade em geral.

Foram convidados a compor a mesa: Laércio Nebel representando os usuários da Assistência Social, Maria Lopes  Rodrigues, palestrante, representando o Conselho Estadual de Assistência Social, Rodrigo Seefeldt, representando a Câmara de Vereadores,  Francine Wetzel Presidente do Conselho de Assistência Social , Bruno Leitzke, Secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Rudinei Harter, Prefeito Municipal.

O evento também contou com espaço para questionamentos, intervalo para almoço, apresentação dos eixos temáticos, que foram:

Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

Eixo 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS.

Eixo 3: Acesso ás seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de rendas como garantia de direitos socioassistenciais.

Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Posteriormente foi realizada uma explanação a respeito de cada um dos eixos, onde foi apresentado um vídeo explicativo de cada um deles, juntamente com um esclarecimento por parte dos representantes  de cada um dos Eixos.

No momento das inscrições houve uma apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves. Também foram escolhidos os delegados para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social.

A Conferência foi uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social.