Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo principal

Ir para conteúdo

São Lourenço do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Youtube
Facebook
Twitter
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
09
09 AGO 2017
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Sala do empreendedor vem se tornando referencial para cidades da região e do estado

O Município de São Lourenço do Sul vem se tornando referencial para cidades da região e do estado, através da sala do empreendedor.

A partir do mês de junho do corrente ano, graças ao trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e da Secretaria Municipal da Fazenda foi otimizado o sistema de emissão de alvarás de localização e funcionamento, sendo possível a partir de então a emissão das taxas fazendárias, orientação fiscal, cadastros das atividades e análise documental, diretamente na sala do empreendedor.

A sala, que é fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal e SEBRAE/RS, beneficia microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, bem como interessados em abrir seu próprio negócio.

Atualmente, a sala do empreendedor é responsável pela emissão dos alvarás de localização e funcionamento de pessoas jurídicas, autônomos, profissionais liberais, comércio ambulante, bem como renovação anual de alvará de taxi. Além disso, realiza atendimento ao MEI, desde a abertura, emissão da DAS, declarações de faturamento, formalização municipal, até a baixa. A sala também auxilia os MEIs na solicitação do CLCB – Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros e da nota fiscal de prestação de serviço.

Também encontra-se junto a sala do empreendedor, o Posto de Atendimento da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, onde são realizados a autenticação de livros, recebimento de demais processos relativos à Junta, que são posteriormente encaminhados a Porto Alegre. Desse modo, o empreendedor não precisa mais deslocar-se até a capital para alterações/inscrição/baixa de seu empreendimento.

Outro destaque da sala é a consulta de viabilidade online, graças ao convênio do município com a Redesimples. A consulta ocorre previamente à inscrição ou alteração da empresa, onde é analisada a possibilidade do empreendedor exercer as atividades pretendidas no endereço solicitado, bem como as eventuais licenças necessárias para obtenção do alvará de localização e funcionamento municipal.

Além do atendimento que a sala presta, é possível realizar o protocolo diretamente na sala, sendo possível no mesmo protocolo requerer a licença da vigilância sanitária, caso necessário, agilizando assim o procedimento.

Segundo o Secretário Luis Carlos Citrini Braga “é muito importante agilizar o atendimento aos empreendedores, pois o comércio movimenta a economia, contribuindo para o desenvolvimento do nosso município, com o qual a administração municipal está comprometida.”

Dessa forma, com a centralização de grande parte dos processos, em um único local, a Sala do Empreendedor permite mais agilidade para quem já possui uma empresa ou deseja abrir seu próprio negócio. A Sala do Empreendedor está localizada na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Rua Senador Pinheiro Machado, 169.

 

Alguns números do mês de julho/2017:

Atendimentos: 382

Alvarás: 56

Protocolos: 65

Consultas de viabilidade: 29

Processos recebidos pela junta: 35

Cadastros: 45

Lançamento de taxas: 33

Enfeite Rodape
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Cadastre-se e receba informações
Newsletter
Endereço Localização:
Rua Coronel Alfredo Born, nº 202 - Centro - São Lourenço do Sul - RS
CEP: 96170-000
Horário Atendimento Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 08:00h às 14:00h
Telefone Telefone para contato:
(53) 3251-9500
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados. Instar Tecnologia Logo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia