Na manhã desta terça-feira (17) o prefeito, Rudinei Härter, realizou reunião com autoridades municipais para preparação ao enfrentamento de possíveis danos da Tempestade Yakecan. A reunião, coordenada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e coordenador da Defesa Civil Municipal, Sandro Dias, definiu protocolos para enfrentamento de possíveis sinistros que possam ocorrer em decorrência da Tepestade, que deve se aproximar no município no final da tarde desta terça (17).
Os salões paroquiais das comunidades católicas estão a disposição para abrigar possíveis desabrigados e os locais de acolhimento serão divulgados em breve pela Defesa Civil Municipal. Lonas, cordas e outros materiais para socorro já estão sendo adquiridos emergencialmente pela Defesa Civil Municipal.
Em caso de queda das comunicações, ficou definido durante a reunião que, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, voluntariamente, fornecerá rádios de comunicação para a equipe da Defesa Civil Municipal.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Cléo Uarthe, o presidente da Câmara de Vereadores, Jonatã Härter,  o 2º sargento do Corpo de Bombeiro Militar, Jasson, o delegado da Polícia Civil, Edson Ramalho, o pároco da Comunidade Católica, Wilfrido Mosquera, os secretários municipais de Administração, Elizete Kohler, de Saúde, Adriane Hüber Martins, da Fazenda, Vilno Bork, de Desenvolvimento Rural, Moisés Araújo, Desenvolvimento Social e Habitação, Sandro Dias, de Educação, Cultura e Desporto, Fabiano Bosenbecker, de Obras e Urbanismo, Claudiomar Gehling, de Planejamento e Meio Ambiente, Rodrigo Uarth, e de Turismo, Indústria e Comércio, Luis Carlos Citrini Braga, os secretários-adjuntos de Educação, Cultura e Desporto, Luis Felipe Lobato, de Desenvolvimento Social e Habitação, Kethleen San Martim, de Turismo, Indústria e Comércio, Fernanda Helms, e Especial de Gabinete, Ana Júlia Schaun, e o coordenador de Trânsito, Márcio Brum.
Durante a tarde a Defesa Civil Municipal deve se reunir com a Brigada Militar de São Lourenço para definir protocolos de enfrentamento a possíveis sinistros que ocorram em decorrência da Yakecan.

Decreto Municipal suspendeu atividades e colocou secretários municipais em sobreaviso

Assinado na manhã desta terça-feira (17), o Decreto Municipal 5.916 suspendeu, por medida de cautela, as aulas nas escolas públicas e privadas à partir da tarde desta terça-feira (17) - tarde e noite - e também da quarta (18), durante todo o dia.
Ficam em sobreaviso todos os secretários municipais para atenderem demandas da Defesa Civil Municipal.

Contatos em caso de emergência

Bombeiros Militares: 193
Defesa Civil: (51) 9 9840-8111, (53) 9 9172-4564 ou (53) 9 8457-2716.
Brigada Militar: 190
CEEE Equatorial: 0800 721 2333 (Call Center), SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia ou Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).