12 MAR 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
Nota sobre a roda de conversa on-line em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Durante a roda de conversa on-line realizada pela Comissão de Implantação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de São Lourenço do Sul, que tinha como objetivo trazer informação e reflexão em referência ao dia internacional das mulheres, lamentavelmente foi invadida por hackers, que usaram palavras, imagens, vídeos e falas que reproduziam o machismo e desrespeito as participantes. Tão logo percebida a situação inesperada, a atividade teve que ser encerrada. Os organizadores lamentam muito o ocorrido e já estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis para registro da ocorrência.

Os organizadores da videoconferência agradecem todas as participantes convidadas: Ana Paula Prietsch das Neves, Inspetora de Polícia; Dra. Cristiana Chatkin, Promotora de Justiça; e a Professora. Dra. Graziela Rinaldi da Rosa. Também aproveitam a oportunidade para agradecer aos apoiadores: Emater, FURG, Ministério Público, Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul e a psicóloga Josiane Rodrigues.
A pandemia do novo corona vírus tem criado desafios para buscar formas criativas de manter nossas pautas e ações. Em breve será divulgado outra atividade em plataforma mais segura.

POR QUE DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS AS MULHERES?
- O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking nos países com maior número de crimes praticados contra mulheres;
-  A cada dois minutos uma mulher é agredida no Brasil;
-  Em São Lourenço do Sul segundo dados da Delegacia de Polícia Civil em 2020 teve-se um total de 158 ocorrências, sendo 2 feminicídios consumados e um tentado, foram 110 solicitações de medidas protetivas e 38 registros por descumprimento;
- Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021 no Rio Grande do Sul foram 9.187 registros de violência contra mulher entre os crimes de ameaça, lesão corporal, estupro, feminicídio consumado e feminicídio tentado (fonte: https://ssp.rs.gov.br/indicadores-da-violencia-contra-a-mulher) ;

ONDE DENUNCIAR A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
CONTRA AS MULHERES?
-  Acesse: https://www.pc.rs.gov.br/inicial tenha em mãos CPF, documento de identidade e e-mail válido
-  Disque 180, Central de atendimento à mulher, com funcionamento 24 horas por dia.
-  Delegacia de Polícia Civil 32513300 ou whats app (53) 991275719;
-  Ministério Público 3251-6000;
-  Em caso de urgência ligue 190!

ONDE PROCURAR AJUDA/APOIO?
Busque algum serviço da Rede municipal de atendimento mais próximo de sua casa, estes locais terão profissionais capacitados para esse acolhimento e farão os encaminhamentos necessários aos serviços especializados:
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 3251-6167;
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - 3251-4935; (para moradores do território)
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação 3251- 9560;
- Unidades Básicas de Saúde;