02 ABR 2020
Prefeito assina convênio para retomada da dragagem do arroio São Lourenço

O prefeito Rudinei Härter assinou na quarta-feira (1º), convênio com a Superintendência do Porto de Rio Grande para a retomada da dragagem do arroio São Lourenço, fundamental para evitar cheias em períodos chuvosos. O novo convênio tem validade até 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado.

Em 2019, Härter já havia assinado Contrato de Cessão de Uso Não Oneroso do Batelão da draga. Batelão é a embarcação Cangussu que carrega o maquinário que faz a dragagem. O contrato assinado agora é para a execução do trabalho que, por sua importância para a comunidade, será custeado em parte pelo Município, justamente para dar sequência a dragagem que já tem resultados positivos. “Os períodos chuvosos que já tivemos sem cheias desde que a dragagem começou, comprovam que o trabalho tem o resultado que esperávamos”, comentou o prefeito.

Nos anos três anos anteriores, a média de chuvas em outubro, por exemplo, foi de 103mm. Em 2019 foram mais de 300mm no mês, mas, apesar do excesso de chuvas, o arroio não saiu de seu leito, o que representa tranquilidade aos moradores próximos que antes da dragagem eram frequentemente atingidos por cheias. “A extração de areia do arroio é uma obra extremamente importante para a comunidade”, resumiu o prefeito após a assinatura do novo convênio.

A draga retira 120m³ de areia por dia trabalhado. Esta areia é utilizada em obras de pavimentação de ruas. Anteriormente, o arroio transbordava na cidade quando a água atingia 1,85m no medidor do Passo do Candombe, na zona rural. Desde o início da dragagem não houve transbordamento com nível inferior a 2,22m no medidor.

Fonte: DECOM