10 MAR 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
Reunião dá início a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação na manhã da segunda-feira (09) deu início ao processo de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, conforme Lei Municipal 3.948 de 18 de dezembro de 2019. O encontro reuniu representantes da sociedade civil; das secretarias da Saúde; Educação, Cultura e Desporto; Fazenda; Turismo, Indústria e Comércio; e Desenvolvimento Social e Habitação; a secretária de Saúde Jaqueline Bergmann, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Valdoir Ribeiro e o prefeito Rudinei Härter.

Ao abrir a reunião, Valdoir Ribeiro ressaltou a importância da criação do Conselho como um respaldo as mulheres, revelando haver 54 casos de violência contra mulher de dezembro até o momento em São Lourenço Sul. “Este seja talvez um Conselho que deveria ter sido criado há muitos anos, mas ninguém fez. É preciso termos este mecanismo”, ressaltou o secretário.

O prefeito Rudinei Härter falou de sua satisfação com tantas pessoas envolvidas na causa. “É muito positivo chegar aqui e encontrar tantas pessoas com vontade de trabalhar em uma causa tão importante. Já vínhamos trabalhando com as leis federais e agora criando o Conselho temos um mecanismo importante. Este número de 54 casos para São Lourenço do Sul é muito alto. Por isso, o Conselho é mais um espaço extremamente importante”, destacou o prefeito, que agradeceu aos participantes: “Para nós é importante ter vocês aqui, é a certeza de que algo está sendo feito. Quando a comunidade se une em torno de uma coisa, acontece”, finalizou Härter.

O Conselho ainda está em processo de criação. Em breve será lançado edital para a sua composição com entidades a sociedade civil. O Conselho terá reuniões mensais para tratar dos temas ligados aos direitos da mulher.