30 OUT 2019
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Referencial Curricular de São Lourenço do Sul foi apresentado e entregue ao Conselho Municipal de Educação

Na última quarta feira (23), a Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, fez a entrega oficial do Referencial Curricular de São Lourenço do Sul ao Conselho Municipal de Educação, com a participação dos profissionais das escolas municipais e representantes de escolas estaduais e particulares, bem como a comissão organizadora, que trabalhou nas formações docentes e na construção do documento desde o início de 2019.
O Referencial Curricular foi construído através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Tendo como base o Referencial Curricular construído, todos os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e regimentos das escolas estão sendo reelaborados. No próximo ano letivo, os profissionais da educação do território deverão utilizar como base o Referencial Curricular de São Lourenço do Sul (RCSLS) para desenvolver as suas atividades junto aos alunos da rede.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto Cristiane Hax ressaltou a importância da construção do Referencial Curricular do Município, realizado de maneira coletiva. "O desafio começa no ano de 2020, colocando em prática o que foi pensado e construído este ano", disse Cristiane. A adjunta da pasta, Renata Blödorn mencionou que a implementação do Referencial Curricular somente se efetivará na prática do professor em sala de aula, garantindo que os alunos desenvolvam as habilidades e competências  propostas pela BNCC, através de metodologias adequadas possibilitando que o aluno seja o protagonista da sua aprendizagem. Ressaltou que o caminho é desafiador, mas possível. "Se tudo acontecer de forma colaborativa, entre todos os envolvidos no processo educativo, a educação do Município será elevada ao patamar desejado.", finalizou Renata. A abertura do evento foi realizada pelo Grupo de Teatro da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, abrilhantando o evento.