18 JUL 2019
Unidades de Saúde imunizam contra a gripe

Com a confirmação de casos de gripe H1N1 em São Lourenço do Sul, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza a partir desta quinta-feira (18), mais 700 doses para imunização contra o vírus. As doses foram distribuídas para as 14 Unidades do Município.

Na manhã desta quinta-feira, o aposentado Armindo Almeida, que nunca havia se vacinado contra a gripe, fez a imunização na Unidade de Saúde Central. “Nunca havia feito a vacina contra a gripe e agora que fiz estou me sentindo mais seguro contra o vírus. Foi muito bom terem disponibilizado mais essas doses da vacina para a população”, disse ele, tranquilizado.

Desta vez não há prioridade para determinado público, portanto, a imunização é feita conforme a procura nas Unidades de Saúde, enquanto durar este estoque. O Ministério da Saúde envia doses apenas para a Campanha Nacional de Vacinação, que encerrou em junho e estas novas vacinas foram disponibilizadas por municípios da região, conforme suas sobras, a pedido da Prefeitura de São Lourenço do Sul.

A recomendação é que as pessoas, mesmo imunizadas, tenham cuidados preventivos, já que a vacina leva de 15 a 20 dias para fazer efeito. Além disso, todos devem tomar cuidado, pois existem vários tipos de gripe, além da H1N1.

Prevenção

A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Sul está informando a população sobre cuidados necessários para evitar a gripe H1N1. O Município tem quatro casos confirmados da doença e um suspeito que aguarda resultado de exames.

- Evitar manter contato muito próximo com uma pessoa eu esteja infectada;

- Lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e principalmente a boca;

- Sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;

- Manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;

- Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros, por exemplo;

- Caso haja indicação, utilizar máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;

- Utilizar lenços descartáveis;

- Deixar o ambiente sempre ventilado;

- Cobrir boca e nariz com o braço (não com a mão) sempre que espirrar ou tossir;

- Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços e beijos e apertos de mão;

- Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.