18 JUL 2019
Planificação da Saúde busca agilidade e eficiência

Na última segunda-feira (15), o prefeito Rudinei Härter assinou a adesão de São Lourenço do Sul a Planificação da Saúde (Planifica SUS), que tem por objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das regiões de saúde na organização dos macroprocessos e microprocessos. E assim, fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada e organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados.

O ato foi realizado em Rio Grande, durante o workshop Planifica SUS e adesão dos 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. O prefeito Rudinei Härter participou da mesa de abertura, ressaltando em seu pronunciamento a importância de ampliar a resolutividade das ações de saúde frente às demandas da população. “Precisamos ofertar bons serviços à população", ressaltou Härter.

Após a cerimônia de abertura, juntamente com secretaria municipal de Saúde Jaqueline Bergmann, o prefeito assinou termo de adesão ao processo de planificação que visa qualificar a gestão dos processos de saúde e melhorar os serviços ofertados pela rede de atenção. “Com a Planificação, estamos procurando melhorar a organização do SUS para que possamos encaminhar corretamente os pacientes dentro da rede”, detalhou o prefeito. Estavam presentes também os três tutores e três facilitadores das equipes de saúde que serão capacitados de acordo com a matriz de atenção elaborada pelo Hospital Albert Einstein e será replicada as demais equipes de saúde.

Planificação da Saúde Mental

A Região Sul também será pioneira no Brasil na implantação da Planificação da Saúde Mental. O objetivo é que doenças mentais sejam mais facilmente diagnosticadas na Atenção Primária, sem a necessidade de encaminhamentos aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). São Lourenço do Sul será o laboratório da planificação em saúde mental, por toda sua trajetória pioneira na área e por ser referência nestes serviços. Com o laboratório, as ações de São Lourenço do Sul em saúde mental passarão a ser modelo ao Rio Grande do Sul.