23 MAI 2019
Educação realiza encontro de formação da comissão de estudos e construção do documento orientador municipal

Na quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, recepcionou os membros da Comissão do Grupo de Trabalho que formam a Equipe Municipal, representantes do Conselho Municipal de Educação e os coordenadores das escolas para estudos e construção do Documento Orientador Municipal (DOM), o qual deve estar em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG).  O encontro na Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) iniciou com as boas vindas da secretária de Educação Cristiane Hax juntamente com a adjunta Renata Blödorn e a equipe do Núcleo Pedagógico da SMECD.

A secretária de Educação explanou para os membros da Equipe Municipal como se dará os trabalhos de estudos e formações que serão realizados através das capacitações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) com parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação Undime. Ela salientou a importância da construção do Documento Orientador Municipal ser construído de maneira colaborativa, envolvendo todos os professores da rede municipal, estadual e particular, pois dessa construção coletiva o município de São Lourenço do Sul terá o seu Documento Orientador de currículo para toda a Rede Municipal de Educação. Os membros da Comissão contemplam todas as redes de ensino do município, bem como tentou-se manter representações de todas as escolas, estabelecendo assim uma conexão maior entre os professores do município.

O estudo da BNCC já vem sendo desenvolvido junto as escolas desde 2017, pois teve três versões publicadas desde 2015 e a terceira e última versão aprovada foi anunciada em 06 de abril de 2017, o qual refletiu em uma nova versão, aprovada pelo CNE e homologada pelo Ministro da Educação em dezembro de 2017. O estudo do RCG já começou a ser desenvolvido junto as escolas, pois o documento foi homologado em 12 de dezembro de 2018, o qual irá servir de base dos currículos das escolas gaúchas agora na construção do Documento Orientador Municipal.

As mudanças envolvem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, independente se escola pública, particular ou privada. O RCG segue as diretrizes da BNCC e proporcionará uma modernização no currículo, qualificando o trabalho docente para que os professores possam desenvolver as habilidades e competências necessárias visando a formação integral dos alunos do século XXI.

A formação contou com a presença de Maria José Machado de Lima, Mestre em Políticas Públicas e Gestão em Educação, Professora da Educação Básica, Ensino Superior e Pesquisadora na Área Educacional, que desenvolveu de maneira clara e objetiva os princípios gerais do Referencial Curricular Gaúcho e as devidas orientações para o processo em construção.