21 FEV 2018
SAÚDE
Novos Agentes Comunitários de Saúde foram apresentados durante a capacitação “Conhecer para intervir, intervir para incluir”

Durante a capacitação “Conhecer para intervir, intervir para incluir” realizada pelas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, os novos Agentes Comunitários de Saúde se juntaram aos demais, e também aos visitadores do PIM e Criança Feliz para conhecer mais sobre as deficiências na Primeira Infância.

A Secretária de Saúde, Arita Bergmann, anunciou oficialmente que a população conta agora os novos Agentes Comunitários de Saúde, e que o Município de São Lourenço do Sul vem assim avançando ainda mais na área de Estratégia de Saúde da Família.

Arita destacou que quando assumiu a gestão em 2017, foram encontradas 19 vagas abertas autorizadas pelo Ministério da Saúde que poderiam ser preenchidas. E no primeiro ano do governo, já foi contratada a empresa, feito o processo seletivo e a capacitação, e neste ano de 2018 já iniciou a contratação destes 19 agentes.

São 27 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde a serem preenchidas, não estão sendo chamados todos no mesmo momento pois é necessária a certificação do Ministério da Saúde para esta diferença de 8 agentes, porém tão logo que o Ministério autorize estas novas vagas, será chamado os demais.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvana, compartilhou a sua experiência como Agente Comunitária de Saúde, destacando que conhece este sentimento que surge no início das atividades com ansiedade e expectativa, e em nome da instituição a qual representa, desejou boas vindas e sucesso aos colegas.

O Prefeito Rudinei Härter ressaltou a transparência através do processo seletivo onde todos que tivessem o compromisso e interesse em trabalhar com a saúde pública puderam participar, e destacou que recepcionando os novos agentes junto aos demais mostra o desejo de que façam um trabalho integrado e de bons resultados. Por fim, Härter salientou “Precisamos de vocês pois as pessoas também precisam”.

Na ocasião também foi realizada a entrega dos uniformes e mochilas para trabalho aos novos Agentes Comunitários de Saúde.