25 JUL 2017
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Inaugura novo espaço que resgata a história pomerana em São Lourenço do Sul

Os pomeranos fazem parte da colonização do Rio Grande do Sul. Esse povo, originário da região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia, veio para o Brasil no século passado em busca de oportunidades e para fugir dos horrores da guerra.

Na última sexta-feira, 21 de julho inaugurou o empreendimento “Memórias und Andenken”, em Quevedos (6º distrito), no interior de São Lourenço do Sul como um novo atrativo do Caminho Pomerano.

“A ideia é estimular o turismo rural com uma nova atração planejada pela família Zielke para complementar o que já é oferecido por uma região que preserva esse resgate histórico”, observa Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos do SEBRAE/RS. “Com a inauguração, esse roteiro tradicional na cidade está sendo fortalecido e, em breve, novos espaços serão anunciados”, antecipa.

A responsável pelo novo local é Elaine Zielke, primeira bisneta de Amalie Neumann Zielke, imigrante pomerana que chegou ao Brasil pelo Porto de Rio Grande em 1923, ao lado do marido, nascido na antiga Prússia e que havia lutado na Primeira Guerra Mundial.

Ao longo do tempo acumularam objetos e memórias. “Havia grandes curiosidades como uma estante de carros antigos do meu avó, uma coleção de bules e potes de porcelana, os relógios que eram consertados na época, móveis e outros utensílios”, detalha. Também foram recuperadas fotos, que resgatam toda a trajetória, desde a vinda dos bisavós até a chegada ao Brasil, os novos membros da família, encontros e diferentes atividades desempenhadas e espaços ocupados.

A casa, onde funciona o “Memórias und Andenken”, também é um resgate dessa história. Foi construída ao lado do antigo galpão especialmente para o novo local que agora funciona como uma espécie de museu da imigração pomerana, ao recompor os ambientes tradicionais de outra época.

A inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal Rudinei Härter, do secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Braga, do Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Selomar Blödorn, além de outros empreendedores do Caminho Pomerano e visitantes.

O roteiro integra o Projeto Costa Doce Natureza, do SEBRAE/RS, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O desenvolvimento do Turismo Rural é de grande importância para o fortalecimento da atividade turística em São Lourenço do Sul, visto a riqueza natural, histórica e cultural do município.