16 FEV 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Preceptores do programa de residência multiprofissional em saúde reuniram-se na terça-feira

Na manhã do dia 14 de fevereiro de 2017, ocorreu uma reunião dos preceptores da Residência Multiprofissional de Saúde Mental. Na ocasião foram apresentados  os desafios e propostas para o período, bem como o cronograma de atividades.

O Coordenador de Saúde Mental, Flávio Resmini, iniciou a fala reforçando a importância da formação na modalidade ensino-serviço para os serviços, trabalhadores e usuários do Sistema único de saúde, em especial, na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A Residência Multiprofissional, é uma modalidade de formação de 60 horas, entre carga horária teórica e prática, onde trabalhadores da área da saúde realizam formação nos serviços de saúde do Município pelo período de 02 anos. Os Programas de Residência Multiprofissional são cursos de Pós-graduação Lato Sensu na modalidade residência, regulamentados pelo art. 13 da Lei n° 11.129/05, de 30 de junho de 2005, pela Portaria Interministerial 1.077/09, de 12 de novembro de 2009 e pelas demais Resoluções regidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), caracteriza-se por Educação em Serviço, ocorrendo no trabalho cotidiano, onde incorporam-se as equipes, qualificando seu processo de formação e o atendimento a população. Ao todo serão 09 Residentes Multiprofissionais para o ano de 2017.

O Programa ocorre através do Termo de Cooperação entre o Município de São Lourenço do Sul e a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, realizando integração de diferentes profissões na equipe de saúde (Artes, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional).