18 SET 2017
Administração cumpre agenda com Secretário de Saúde do Estado

Nesta sexta-feira (15) o Prefeito Rudinei Härter, a Secretária de Saúde Arita Bergmann e o diretor administrativo da Santa Casa, Edemar Costa, estiveram em uma audiência com o Secretário de Saúde do Estado, Francisco Paz e o diretor Rogério Celi.
O encontro teve como objetivo diversas pautas, entre elas, a situação da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, onde foi apresentado o diagnóstico da situação que a entidade vive, do ponto de vista financeiro. Apontando diversas áreas onde estão os déficits, principalmente no Pronto Socorro e em outras áreas que possuem menos receita que o custo real.
Além de explanar sobre esta situação, foi destacado o trabalho que o Comitê Consultivo de Gerenciamento da Crise vem realizando para encontrar alternativas viáveis para o hospital. Como por exemplo, o diretor mostrou que já houve cortes significativos, diminuindo a despesa, porém ainda há um déficit mensal em torno de R$ 500 mil.
O secretário de Saúde do Estado demonstrou que não há novos recursos para investir como forma de incentivo, porém apresentou algumas oportunidades, como: avaliar a possibilidade de uma contrapartida maior para a manutenção do pronto socorro municipal; o financiamento dos oito leitos para adolescentes na área da saúde mental; a instalação na Santa Casa de leitos de retaguarda para rede de urgência e emergência, que tem um custeio diferenciado do ministério da Saúde; e a criação de novos serviços.