31 OUT 2017
Secretaria Municipal de Saúde promove treinamento para aplicação da Prova Tuberculina

Prezando sempre pela melhoria no atendimento em saúde no município, a gestão atual, através da Secretaria Municipal de Saúde, inovou mais uma vez trazendo o exame da Prova Turberculina para a rede pública de atendimento do município.

A Prova Tuberculina, também conhecida pela sigla PT, é o exame mais importante para o diagnóstico da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB). O exame é indicado especialmente para os grupos com maior risco de adoecimento por tuberculose. Alguns grupos de risco para o adoecimento por tuberculose são compostos por pessoas transplantadas em terapia imunossupressora, pacientes com insuficiência renal que realizam hemodiálise, pessoas vivendo com HIV/AIDS e contatos dos casos de tuberculose (no caso, a família do paciente).

A Prova Tuberculina é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, a leitura é realizada entre 48 e 72 horas depois da aplicação.

Os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde Central ainda estão em fase de treinamento em serviço, que está sendo oferecido pela 3ª CRS através de Equipe Técnica.