Durante a terça-feira (25), o Prefeito Municipal, Zelmute Marten reuniu-se com representantes da Caixa Econômica Federal, InovaAgro (UFPel), empresários locais, a Major Pâmela, além de representantes da Escola Técnica Santa Isabel (ETESI), para tratar de questões relativas ao projeto de descarbonização do município, recentemente assinado com a Caixa durante a COP30, a apresentação do Biochar e à criação de mais uma unidade EMBRAPII na Universidade Federal de Pelotas.
Neste encontro, o município e a Caixa Econômica Federal realizaram a assinatura do termo de referência do plano de descarbonização de São Lourenço do Sul.
Além disso, ocorreu a apresentação do Biochar - produzido pela pirólise de resíduos agrícolas vegetais, gerando um produto rico em carbono, com grandes potencialidades como condicionador de solo, ministrada pela representante da NetZero, Maíra Colares e sobre o trabalho realizado pela EMBRAPII ministrada pelo Gerente de Relações com o Mercado da empresa, José Menezes.
Nessa ocasião, o prefeito municipal entregou uma carta-ofício de apoio institucional à criação da Unidade EMBRAPII “InovaSaudeUnica: Tecnologias para a Saúde” na Universidade Federal de Pelotas, uma importante parceira em ações de pesquisa e parcerias de São Lourenço do Sul.
Essas ações integram o Ecossistema de Inovação que vem sendo implementado no município com apoio do SEBRAE.
A Administração Municipal ressalta a importância de reuniões como estas, para firmar acordos entre instituições e evidenciar a relevância de ações como a Descarbonização do município, a parceria que trará o Biochar e grandes melhorias para o setor agropecuário da região e a criação de uma nova Unidade EMBRAPII na UFPEL.
A Gestão Municipal segue comprometida com o desenvolvimento do município e da região e em busca de parcerias para atingir esses objetivos.