Durante a quarta-feira (12), em Belém, no estande da Caixa na COP30, o Prefeito Zelmute Marten assinou o contrato de descarbonização disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), tornando São Lourenço do Sul o primeiro município brasileiro a firmar este acordo. Essa assinatura ocorreu na presença do Presidente da CEF, Carlos Vieira, do Cônsul da Finlândia, Sérgio Charmone e do CEO da Horeb ENERGY, Pedro Velasco.
Além deste importante ato, o prefeito participou de uma mesa de debates sobre implementação e financiamento de estratégias de resiliência climática, com a participação do Ministro das Cidades, Jader Filho, e de representantes de fundos de investimentos internacionais.
A assinatura deste contrato faz parte da elaboração de um plano para reduzir em 30% as emissões de carbono do município até 2028. Este plano será elaborado durante o ano de 2026 e contará com incentivo à aquisição de veículos elétricos por taxistas e motoristas de aplicativo. Além de mapear quais atividades públicas e privadas que mais emitem CO2 no município e buscar alternativas para que esse cenário seja mitigado.
A Administração Municipal ressalta a importância de ações como esta para a contenção dos eventos climáticos extremos e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade lourenciana.