Na última terça-feira (11), a Administração Municipal esteve reunida com representantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), vinculada à 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Rio Grande do Sul.
O encontro teve como objetivo debater pautas importantes sobre a alfabetização, reforçando o compromisso do município com o direito à aprendizagem das crianças.
O CNCA busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recuperação das aprendizagens das turmas do 3º, 4º e 5º ano, impactadas pela pandemia. O programa estabelece entre seus princípios a promoção da equidade educacional, assegurando oportunidades de aprendizagem para todos.
Já a Renalfa atua como uma rede que conecta e articula esforços entre União, estados e municípios, ampliando a capacidade de gestão local para que o objetivo do CNCA seja efetivamente alcançado.
Estiveram presentes na reunião a Prefeita em exercício Fernanda Bork, as coordenadoras pedagógicas Luciana Bork, Priscila Bosenbecker e Gabriela Altenburg, além de Miriam Madruga, articuladora regional do CNCA/Renalfa da 5ª CRE, e Rosângela Tessmann, coordenadora regional do programa Alfabetiza Tchê.
A participação reafirma o compromisso de São Lourenço do Sul com a educação pública de qualidade, promovendo ações integradas que fortalecem o processo de alfabetização e garantem o desenvolvimento pleno das crianças lourencianas.