23 OUT 2017
São Lourenço do Sul ganha consultas em oftalmologia e cirurgia de cataratas pelo SUS

Na tarde de sábado (21) ocorreu a cerimônia de assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e o Centro de Saúde São João da Reserva para atendimento em oftalmologia.

Está incluído no convênio o atendimento de 120 consultas médicas (mês) em atenção especializada de oftalmologia, atendimento de até 10 procedimentos de facoemulsificação com implante de lente intra-ocular dobrável para tratamento de catarata e atendimento de até 400 exames mês especializados em oftalmologia para serem distribuídos em 13 tipos de exames.

Pela primeira vez na história do Município os pacientes farão cirurgia de catarata sem precisar sair do Município!

Fizeram parte da mesa o presidente do Centro de Saúde São João da Reserva, Erno Mayer, o conselheiro fiscal da instituição Paulo Hermann, o médico oftalmologista Alexandre Van Gysel, prefeito Rudinei Härter e a secretária de Saúde Arita Bergmann.

O presidente Erno Mayer, destacou que o hospital é da comunidade lourenciana, e é um ganho para a população não precisar mais viajar para fazer estes procedimentos. E sobre o mesmo assunto, a frase “a saúde mais próxima” foi citada pelo conselheiro fiscal Paulo Hermann, que destacou também que são poucos hospitais rurais existentes, e o Centro de Saúde São João da Reserva vem se fortalecendo.

Estiveram presentes também na cerimônia 12 pacientes que aguardavam na fila de espera para a cirurgia de catarata, para após a solenidade já realizar a consulta de avaliação pré-operatória. O médico Alexandre Gysel explanou um pouco sobre a importância desta cirurgia, e também que atualmente é um procedimento moderno e o hospital possui uma ótima estrutura para realização desta.

A secretária de Saúde Arita Bergmann fez menção que no dia 2 de janeiro, em que junto do prefeito Rudinei Härter, esteve no primeiro dia de trabalho da gestão “Desenvolvimento com Transparência” no Centro de Saúde São João da Reserva em reunião, criando projetos e aceitando o desafio de trazer mais movimento a instituição. E junto com a Diretoria e a administração vem trabalhando, desde então, no planejamento de estratégias viáveis para poder atender e desenvolver novas ideias, e espera que a oftalmologia seja o 1º de muitos serviços nesta instituição.

A paciente Inês Nascente, que estava na fila para cirurgia, deixou o seu depoimento:  “Estou muito feliz de saber que hoje temos um hospital com um médico maravilhoso, de não precisar viajar para longe, pois a  noite em que eu tinha que viajar, não dormia nervosa, e hoje estou muito feliz de saber que a cirurgia será aqui”, e posteriormente agradeceu a gestão pela oportunidade.

Por fim o prefeito Rudinei Härter,  em sua fala destacou um outro projeto que vem sendo trabalhado em conjunto com a instituição, o  “Mãe Me Quer”, que visa auxiliar as mães no período gestacional, dando assistência para que tenham filhos saudáveis com acompanhamento médico, orientando no que for preciso para ter uma gestação com segurança.