Na última sexta-feira o Prefeito Municipal Rudinei Härter recebeu no gabinete os representantes da UNIMED Pelotas, Homero Klauck, Andréia Ferraz e Claúdio Roberto D`Avila, para discutir o contrato existente entre a Prefeitura Municipal e a instituição de saúde. Participaram da reunião os membros do Consellho do FASS, Eliézer Becker Dame, João Eduardo Knopp, Fernanda Barwaldt Jacobsen, Adriana Peppeler, Maria Beatriz Huber Pagel e Cátia Ribeiro, assim como, o presidente do SIMUSSUL, Luciano Buttenbender e a Secretária Adjunta da Administração, Mariangela Damasceno.
Na reunião surgiram questionamentos em relação a cobrança das taxas de procedimentos (pronto atendimento), a forma de cálculo de sinistralidade, e a proposta de ajuste da mensalidade em torno de 12,41%. Na oportunidade os representantes da UNIMED Pelotas relataram que a realização do cálculo de sinistralidade tem como base os dozes meses anteriores e que caso o contrato mantenha o mesmo índice, possivelmente a sinistralidade projetada seja alcançada, ainda informaram que a proposta que será repassada ao Conselho será de um ajuste de 12,41% na mensalidade, porém, será extinto a taxa de cobrança.
Também houveram questionamentos acerca da possibilidade de aumentar a área de abrangência dos atendimentos do município, considerando que atualmente a abrangência é regional, onde informaram que haveria a necessidade de verificar a legalidade da alteração da abrangência através do setor jurídico da UNIMED. O presidente do SIMUSSUL, Luciano Buttenbender, ainda solicitou melhora nos serviços prestados pela Instituição, visto que, os servidores tem enfrentado dificuldades nos atendimentos realizados presencial ou virtualmente, fazendo com que muitos usuários busquem atendimentos no município de Pelotas. O representantes da UNIMED, Homero Klauck, informou que o Complexo de Pelotas está passando por uma expansão para disponibilizar diversas especialidades aos seus usuários, e, que o serviço de telefonia será atualizado para melhorar o atendimento dos usuários, e a disponibilização da ferramenta do plantão virtual permite com que a mesma realize a emissão de receitas e solicitação de exames.
*Importante salientar que ficou decidido na reunião entre os presentes que a UNIMED realizará a formalização da proposta de reajuste do contrato para 12,41% juntamente com a extinção da cobrança das taxas, através do documento que será encaminhando ao Conselho para que o mesmo possa deliberar em reunião própria.