14 DEZ 2023
SMECD, CME, COMDICA, Gabinete da Prefeitura e Escolas Rurais prestigiam Formandos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo

O Instituto Crescer Legal formou na manhã de ontem a 2ª turma de jovens aprendizes rurais de São Lourenço do Sul.

Se trata de um programa que instrui e prepara os jovens para o ingresso no mundo do trabalho de forma ética e pró-ativa, com enfoque especial na valorização do meio rural e no desenvolvimento das propriedades.

Durante o ano os jovens -  acompanhados e orientados pelo Educador Referência Adriano Emmel - realizaram diversas saídas de campo, visitas técnicas, viagens de estudos e criaram e executaram projetos.

O programa acontece no contraturno dos estudantes, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, destinada a jovens que estejam estudando (o controle da frequência é uma exigência), com mais de 14 anos, e que residam na área rural em localidades em que hajam linhas de transporte escolar que conduzam os mesmos em tempo hábil para a frequência no curso e retorno às suas propriedades em segurança.

O trabalho dos adolescentes integrantes do Programa é estudar, e para tanto diversas empresas parceiras e associadas ao Instituto Crescer Legal assinam a carteira de trabalho e realizam pagamento mensal de salário proporcional para cada um desses jovens aprendizes,  que não realizam nenhuma atividade na empresa.

O Instituto Crescer Legal tem registro e aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA e também é acompanhado de perto pelo Conselho Municipal de Educação, que faz questão de se fazer presente sempre que solicitado.

Como contrapartida o município disponibiliza o local das aulas, alimentação e transporte para os estudantes.

A parceria existente entre o ICL e a SMECD tem rendido bons frutos em razão do entendimento da necessidade da valorização de ações que promovam esses jovens de forma a ampliar os horizontes e trabalhar com a expectativa de muitas possibilidades.

A formatura aconteceu no Parque da Expoagro Afubra e foi prestigiada pela Coordenadora Pedagógica Camile Corvello (SMECD e COMDICA), Presidente do Conselho Municipal de Educação - Eliara W. Conrad, Coordenadora da EMEF Rodolpho Kruger - Professora Zenaide Kuhn (representante também das Escolas Municipais Martinho Lutero e Francisco Fromming), Vice-diretor da EEEM Rodolfo Bersch Aluisio Osterberg, Prefeito Municipal Rudinei Härter e Secretária Municipal de Turismo Fernanda Helms.

Importante ressaltar a participação efetiva e pronunciamentos realizados pelo Presidente do ICL e Sinditabaco - Sr Iro Schünke, Gerente do ICL - Nádia Fengler Solf e Coordenadora de Projetos do ICL - Graziele Pinton.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024