14 AGO 2023
SAÚDE
Reunião de alinhamento entre a Secretaria de Saúde e diversos profissionais-chave da Saúde Mental para alinhamento de fluxo de atendimento da Unidade de Acolhimento Mãe Me Quer.
Na última quarta-feira, 09 de agosto, aconteceu a reunião de alinhamento entre a Secretaria de Saúde, representada pela Secretária Municipal de Saúde Adriane Huber Martins, e diversos profissionais-chave, como o Coordenador de Saúde Mental Flávio Resmine, a Coordenadora da Atenção Básica Liviane Freitas e a Delegada da Terceira Coordenadoria Milena Hoffmann, e resultou em avanços fundamentais no fluxo de atendimento da Unidade de Acolhimento Mãe Me Quer, localizada no Hospital da Reserva.

A Unidade de Acolhimento Mãe Me Quer é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Hospital da Reserva, com o intuito de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para gestantes maiores de 18 anos que enfrentam necessidades decorrentes do uso de substâncias como crack, álcool e outras drogas. Esta iniciativa destaca-se como um marco na região Sul do Estado, fornecendo de 10 a 15 vagas de acolhimento residencial transitório. Essas vagas são disponibilizadas para usuários encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um importante parceiro no cuidado integral à saúde mental.

A Unidade de Acolhimento Mãe Me Quer não apenas oferecer abrigo, mas também se propõe a ser um local onde essas gestantes usuárias de drogas podem iniciar a construção de seus próprios projetos terapêuticos singulares. O foco está na promoção da autonomia e no cuidado integral da mulher e de sua gestação. Isso é garantido por meio do acesso ao pré-natal e ao acompanhamento clínico.

O sucesso dessa iniciativa é resultado de uma longa jornada e colaborativa. O Prefeito Rudinei Harter, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado Arita Bergman, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e na concretização desse projeto. A dedicação e o esforço da equipe da Secretaria de Saúde Municipal também foram essenciais para transformar essa visão em realidade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024