11 ABR 2023
Segurança nas escolas: Prefeitura e autoridades realizaram reunião para reforçar a segurança no município
Tendo em vista a preocupação geral instalada no município e em todo o país após o ataque à uma escola de educação infantil em Blumenau/SC, quando causou a morte de quatro crianças e deixou mais cinco feridas, o Prefeito Rudinei realizou uma reunião com o Secretário de Educação, Fabiano Bosenbecker, o Secretário Especial de Gabinete, Cristian Iepsen e sua Adjunta, Ana Júlia Gonçalves, a Secretária de Administração, Elizete Köhler, o Procurador do Município Henrique Crespo, a Coordenadora Pedagógica, Clarisse Holz e demais autoridades como o Delegado Edson Ramalho, membros do Conselho Tutelar, o Sargento dos Bombeiros, Marcelo Tavares, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Enio Ritter, a Presidente do CME, Eliara Conrad, o Presidente do COMDICA, Gilnei Ferreira, o Vereador Paulinho Pereira.
Na ocasião foram debatidas soluções para reforçar a segurança nas escolas de São Lourenço do Sul, entre elas a instalação de um sistema de segurança com monitoramento de câmeras de vigilâncias nas escolas municipais que ainda não possuem serviço. A Prefeitura vai fazer um Projeto de Lei para realizar o repasse da verba às escolas visando a instalação de câmeras e também para outras medidas de segurança que cada escola entenda ser necessária. A orientação do município é de que seja seguido também nas escolas estaduais e privadas.
O Secretário de Educação, Fabiano Bosenbecker salientou que desde o ocorrido em Santa Catarina já houve orientação aos professores para que haja um cuidado maior referente a quem entra e circula nas escolas para que se minimize a possibilidade de alguma ação deste tipo, inclusive dada a ideia para realizar um estudo sobre a instalação de um "botão do pânico" diretamente ligado no sistema de monitoramento com alarme ligado à Brigada Militar. Foi pauta também da reunião ser realizada alguma ação de conscientização junto aos pais, professores e alunos a respeito do uso de redes sociais e aparelhos celulares em perfis suspeitos ou que tenham alguma ligação a ações terroristas ou ligadas a criminalidade. Ficou decidido ainda que será encaminhado ao Governo do Estado a solicitação do aumento do efetivo da Brigada Militar de São Lourenço do Sul ´para auxiliar na segurança das escolas do município.

Ainda na tarde de hoje, o Prefeito Rudinei Harter, considerando a necessidade de realizar ações que buscam aumentar a segurança no ambiente escolar determinou a obrigatoriedade de fechamento dos portões das Escolas de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental do Município de São Lourenço do Sul, durante o período de realizações das atividades educativas e de ensino. Os portões serão abertos somente em periodo predeterminado pela direção do educandário, no início e ao final dos turnos da manhã e da tarde. Durante o período de realização das atividades educativas e de ensino, o acesso aos prédios e às áreas afins será feito somente com prévia identificação e autorização da direção do educandário.
A partir destas pautas, a Prefeitura Municipal e os órgãos de Segurança do Município já iniciam a colocar em prática todo andamento de reforço da segurança nos educandários e pretende ainda debater com pais e professores sobre as melhores formas de utilizar o equipamento de segurança e o efetivo para monitorar as escolas.