05 ABR 2023
SAÚDE
Aconteceu na manhã desta quarta-feira(05) na Praça Central Dedê Serpa, o Encontro do Projeto TEAcolhe da CRR 21 em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação do município caminham juntas para o atendimento dessas pessoas. Foram apresentados trabalhos, trocas de experiências, divulgação dos serviços prestados pela rede, divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista(CIPTEA), apresentações artísticas entre outras atividades. Na ocasião, o Prefeito Rudinei Harter juntamente com o Vice Prefeito Cléo Uarthe estiveram prestigiando o encontro e conversando com representantes das instituições Teacolhe, Cuide,  APAE , Hospital, Escolas Municipais Luis Antônio de Abreu Moraes , Armando das Neves, Recanto Feliz, Maximiliano e  Rodolpho Krüger.
Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

Saiba como fazer documento para pessoas com transtorno do espectro autista CIPTEA em São Lourenço do Sul.

As pessoas com TEA ou seus responsáveis já podem encaminhar os documentos necessários por meio de formulário on-line no site www.faders.rs.gov.br. Nesse endereço, o usuário encontrará também uma cartilha que explica passo a passo como proceder.

Lei Romeo Mion, n 18.977/20, garante o direito da pessoa com TEA a carteira de identificação, válida para todo território brasileiro
Garante:
-Atenção Integral;
-Pronto atendimento;
-Prioridade em atendimentos;

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM AUTISMO
Documentos necessários;
-Documento de identificação da
pessoa com TEA;
-Identidade dos responsáveis;
-Laudo médico;
Fotografia colorida;
- Informações familiares.
Com este documento em mãos o autista tem prioridade no atendimento e o acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, evitando constrangimentos e o acompanhamento de laudos para comprovação da condição.
Onde Fazer:
faders.rs.gov.br
Instituições Parceiras na confecção da CIPTEA em são Lourenço do Sul:
CUIDE - CRAS- APAE - CAPS IJ Saci - Câmara de Vereadores

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024