31 MAR 2023

A 11° Conferência Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul aconteceu nesta quinta-feira (30) na sede do Grêmio Esportivo Lourenciano e faz parte das etapas preparatórias das Conferências Estadual e Nacional de Saúde, que acontecerão em maio e julho, respectivamente.
Foi apresentado e debatido o Tema Nacional: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".
A Conferência Municipal de São Lourenço do Sul reuniu em torno de 110 pessoas, entre eles Usuários do SUS; Trabalhadores de Saúde; Prestadores de Serviço em Saúde e Gestores.
Na abertura do evento estiveram presentes na mesa o vice-prefeito Cléo Uarthe, a Secretária de Saúde, Adriane Martins, o Vereador Paulinho Pereira, a Coordenadora da 3ª CRS de Pelotas, Cíntia Osório e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iara Maria Fonseca.
Pela manhã contou com a palestra de Maria Carolina da Costa Pinheiro, Enfermeira. Doutora e Mestre em Ciências - UFPel e Doutorado Sanduíche na Universidade Autónoma de San Luís Potosí - UASLP, México; Possui Pós-graduação em:  Educação Permanente em Saúde - UFRGS; Projetos Assistenciais - UFPel; e Gestão em Saúde  - ENSP/FioCruz; Servidora – 3ª CRS/SES/RS; Trabalhadora e pesquisadora em saúde coletiva, com ênfase em saúde mental, gestão, avaliação e educação em saúde.
A tarde foram momentos de trabalhos em Grupo que aprovaram propostas prioritárias que serão encaminhadas para debate da Conferência Estadual de Saúde. Foi um dia produtivo de debate e deliberações que objetivaram a melhoria do Sistema Único de Saúde.
O Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde-PM/SLS agradece a presença de todos!