28 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Projeto TEAcolhe promove encontro de conscientização sobre AUTISMO.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o
Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.
Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. Com base nisso, no dia 05 de Abril, nós da CRR 21, estaremos realizando atividades em alusão ao presente dia. Em São Lourenço do Sul está programado Capacitações e um momento na Praça Central Dedê Serpa, com apresentação de trabalhos, trocas de experiências, divulgação dos serviços prestados pela rede, divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista(CIPTEA), apresentações artísticas entre outras atividades.

Saiba Mais:

Através da Secretaria de Educação, da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Assistência Social de São Lourenço do Sul o Projeto TEAcolhe- Centro Regional de Referência de São Lourenço do Sul, atende 20 municípios, juntamente com a MACRORREGIONAL. O Centro de Referência TEACOLHE conta com uma equipe multidisciplinar, sendo a Coordenadora Noris Farias, a Psicóloga Vitória Ribeiro das Neves, a profissional de educação física Mônica Pereira Ehlert, Psiquiatra Infantil Dr. Tiago Terres e a  fonoaudióloga-Eliza Andersen.
O objetivo é oferecer apoio institucional e vínculo interpessoal às famílias de pessoas com TEA a partir de espaços de atendimento integrados. Assim, uma pessoa com espectro autista terá a possibilidade de um atendimento qualificado em toda a região, independente de onde estiver.
O TEAcolhe oferece treinamento, reuniões on-line, palestras para os profissionais de referência da área , assistência social, professores e profissionais de saúde buscando informações sobre quantas crianças são, quais os desafios que estes profissionais enfrentam, repassando boas práticas e organizando.
Localmente o TEAcolhe esta inserido dentro do Cuide, e atende crianças que são encaminhadas pelas unidades de referência: O TEAcolhe oferece atendimento a crianças diagnosticadas com Autismo refratário ou severo. Até o momento tem 76 pessoas com TEA atendidas no município e  729 na região.

Projeto TEAcolhe convida:

Venha participar!
Apresentação de trabalhos, trocas de experiências, divulgação dos serviços prestados pela rede, divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista(CIPTEA), apresentações artísticas entre outras atividades.
Dia 05/04 na Praça Central Dedê Serpa das 08h às 12h.