21 DEZ 2022
Prefeito, vice-prefeito e Secretária de Turismo participaram da inauguração da Agroindústria Agrischeer
Na manhã desta quarta-feira (21)  o Prefeito Rudinei Harter, acompanhado do Vice-prefeito, Cléo Uarhte e a Secretária de Turismo Indústria e Comércio, Fernanda Helms, participou da inauguração da Agroindústria Agrischeer.
Durante a inauguração foi apresentado a história da empresa assim como os proprietários que falaram aos presentes e logo após foram até a área de produção da Agroindústria para uma visitação. As autoridades fizeram uso da Palavra e após foi realizada uma confraternização com diversos produtos coloniais. Estiveram participando também da inauguração, a equipe da Emater, Presidente do Sindicato Rural, Ricardo Serpa, do Capec, Enio Ritter entre outras autoridades.

De propriedade família Scheer (César Scheer, Adriana Igansi Scheer e filhos) a agroindústria com produção é voltada para produtos de origem vegetal, como compotas, schimiers, picles, doces entre outros, fica localizada no Espinilho, interior de São Lourenço do Sul.
O início de tudo se deu da necessidade de desenvolver uma alternativa à cultura do tabaco, a família iniciou em 2017 a produção de frutas e hortaliças para programas como o PNAE, feira municipal, mercados locais e viu a oportunidade de fazer a transformação da produção excedente.
A partir disso teve apoio de diversas entidades, entre elas Emater, sindicatos, cooperativas, para assim elaborar o projeto que daria forma ao empreendimento. O trabalho da Ascar/Emater foi de realizar p cadastro da família no PEAF (Programa Estadual de Agroindústria Familiar) e toda orientação técnica, cálculos nutricionais, elaboração de rótulos, execução da obra encaminhamento para vistoria junto ao Secretaria Estadual da Saúde entre outras.
A  Agroindústria já recebeu o alvará Sanitário, que atesta que o empreendimento está habilitado a produzir com qualidade e permite a produção e comercialização dos produtos.
A Agrischeer está portanto inaugurada e apta a comercializar seus produtos de qualidade e identidade únicos baseado nas receitas familiares com cara e jeito de produtos coloniais autênticos. Fonte: César Roberto Demenech - Engenheiro Agrônomo - Emater
Fonte: Fonte: César Roberto Demenech - Engenheiro Agrônomo - Emater