Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico. Após dois anos de atraso pelo motivo da pandemia de covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em 2021), os recenseadores iniciaram nesta semana também em nosso município a colher informações para o Censo 2022.
Em São Lourenço do Sul, são 39 recenseadores e 5 supervisores no levantamento de dados. Quanto a questão da segurança dos entrevistados, os recenseadores se apresentarão com colete, crachá e boné. No crachá existe um QRcode que identifica cada recenseador e pode ser acessado com o próprio celular do entrevistado para confirmara se realmente o profissional está cadastrado para a função. Se preferir, pode ainda acessar o site respondendo.ibge.gov.br ou 08007218181. Desta forma é possível identificar os dados do recenseador. A previsão é concluir o recenseamento num prazo de até 4 meses.
Este trabalho é de suma importância para o país e também para nosso município para saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do, indica o IBGE. De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas. ]O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.