23 AGO 2021
E.M.E.I. Recanto Feliz desenvolve o Projeto Horta Escolar S.O.S
E.M.E.I. Recanto Feliz desenvolve o Projeto Horta Escolar S.O.S

A Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Feliz está organizando o projeto Horta Escolar S.O.S, que tem como objetivo a arborização e cultivo de plantas no terreno da escola, visando promover, para as crianças, um maior contato com a natureza para que elas conheçam, na prática, como as plantas se desenvolvem, tendo a oportunidade de plantá-las e colhê-las.

O projeto teve como pioneira a professora Luciana Bandeira, que começou a explorar o amplo espaço externo da escola, plantando árvores frutíferas e de sombra, tornando, assim, o espaço mais agradável para as crianças brincarem. Posteriormente a professora Irlei Kürger passou a fazer parte da organização do projeto, agregando novas ideias. No ano de 2021 foi organizado um projeto para renovar um espaço do terreno da escola que não era utilizado, transformando-o em uma horta. O projeto conta com a ajuda de parceiros e colaboradores que participam na doação de sementes, mudas de hortaliças, resíduos orgânicos e mão de obra para organização e manutenção dos canteiros.

O projeto Horta Escolar S.O.S contribui com a comunidade escolar da Recanto Feliz, proporcionado o consumo de alimentos cultivados sem a utilização de produtos que podem ser prejudiciais para a saúde das crianças, diminuindo o acúmulo de lixo orgânico, aproveitando-o para utilizá-lo na adubação das plantas, além de proporcionar uma maior conexão dos pequenos com a natureza, ensinando-os valores como responsabilidade, cuidado e trabalho em equipe.
Fonte: Secretaria de Educação
Autor: Decom