09 JUL 2020
Dragagem do arroio será retomada na próxima semana

Após meses de articulação do Executivo Municipal com o governo do Estado, foi definida a data para a retomada do serviço de dragagem do arroio São Lourenço. O trabalho recomeçará na próxima segunda-feira (13).

O novo convênio para retomada da dragagem já havia sido assinado pelo  prefeito Rudinei Härter com a Superintendência do Porto de Rio Grande em abril deste ano. Em 2019, o prefeito já havia assinado o Contrato de Cessão de Uso Não Oneroso do Batelão da draga. Batelão é a embarcação Cangussu que carrega o maquinário que faz a dragagem.

A dragagem do arroio São Lourenço é fundamental para evitar cheias em períodos chuvosos, com trabalho já de resultados positivos desde seu início em 2017. Nos três anos anteriores, a média de chuvas em outubro, por exemplo, foi de 103mm. Em 2019 foram mais de 300mm no mês, mas, apesar do excesso de chuvas, o arroio não saiu de seu leito, o que representa tranquilidade aos moradores próximos que antes da dragagem eram frequentemente atingidos por cheias.

A draga retira 120m³ de areia por dia trabalhado. Esta areia é utilizada em obras de pavimentação de ruas. Anteriormente, o arroio transbordava na cidade quando a água atingia 1,85m no medidor do Passo do Candombe, na zona rural. Desde o início da dragagem não houve transbordamento com nível inferior a 2,22m no medidor.

Fonte: DECOM