07 MAI 2020
Executivo e entidades discutem o combate ao COVID-19

Na manhã da última quarta-feira (06) o prefeito Rudinei Härter recebeu em seu gabinete - junto as secretárias de Saúde Jaqueline Bergmann e adjunta especial de Gabinete Vitória Lopes e o procurador-adjunto Fernando Siqueira – representantes da Santa Casa de Misericórdia, Associação Comercial e Industrial, o presidente da Câmara de Vereadores Luis Weber e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Valnei Brose.

O Consultor da Santa Casa de Misericórdia Edemar Paula da Costa expressou preocupação sobre a situação da instituição em relação a pandemia ocasionada pelo COVID-19. O prefeito Rudinei ressaltou durante a reunião que a oportunidade do Município de ter uma UTI, que muito poderia auxiliar no combate ao COVID-19 foi perdida, anos atrás, ao não ser realizada obra de construção com verba destinada – verba esta que não foi aplicada para esta finalidade. Com a ausência de uma UTI no município, a perpectiva do chefe do executivo é de possam ser criados leitos especiais com aparelhos para tratamento do vírus no Município. Estes aparelhos seriam adquiridos com verba de R$208 mil destinada pelo Poder Judiciário.

Durante a reunião foi questionado pelo presidente da ACI/CDL Mahmoud Amer os investimentos realizados em saúde e combate ao COVID-19 com as verbas destinadas ao Município. As aplicações dos recursos foram esclarecidas pela secretária de Saúde Jaqueline Bergmann, sendo elas:

• R$133.535,25, recurso repassado pelo Fundo Nacional de Saúde em 31/03/2020 conforme Portaria MS nº 480/2020 e resolução CIB/RS 073/20 para atender as despesas com o enfrentamento da Pandemia do COVID-19. Recurso investido na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e despesas com profissionais de saúde que atuam no combate ao vírus.
  • R$259.682,50 recurso repassado pelo Fundo Nacional de Saúde em 13/04/2020 conforme Portaria MS nº 774/2020 para atender as despesas com o enfrentamento da Pandemia do COVID-19. Recurso investido na aquisição de materiais diversos, incluindo materiais de higiene e contratação de serviços relacionados ao combate ao COVID-19.
  • R$40.200,00 recurso disponibilizado pelo Sicredi para custear despesas com o enfrentamento da Pandemia do COVID-19, conforme demanda apresentada pela SMS. Recurso investido na aquisição de oxímetros, máscaras, álcool e aferidores de temperatura.
  • Os valores de R$250 mil e R$410 mil disponibilizados pela Câmara Municipal de Vereadores ainda não foram repassados ao Executivo pois dependem de apresentação de Plano de Trabalho.

Diante do Estado de Calamidade em que o Município se encontra, as entidades presentes no encontro concordaram em cooperar entre si para o combate ao COVID-19. O prefeito Rudinei ainda comunicou aos presentes que o município irá adquirir 200 exames PCR para diagnóstico do COVID-19 junto a rede privada.