05 MAR 2020
Formada mais uma turma de médicos psiquiatras

Na sexta-feira (28), foi realizada no Auditório da Escola Marina, a solenidade de formatura da Residência Médica em Psiquiatria em São Lourenço do Sul. Formaram-se os médicos psiquiatras Fabrício Reinhardt Romano, Katherine Simonetti, Marcia da Silva Fortunato, Nayhany Santos Araújo e Renato Basso Zanon.

A solenidade contou com a participação da secretária de Saúde, Jaqueline Bergmann; o usuário e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Laércio Nebel; o supervisor de Saúde Mental, Flávio Resmini; a coordenadora do Programa de Residência, Fernanda Penkala; além de trabalhadores da saúde, familiares e amigos dos formandos.

A Residência Médica em Psiquiatria, é uma modalidade de educação profissional, desenvolvida em ambiente de integração ensino e serviço, mediante trabalho sob supervisão, sendo a primeira experiência de residência médica em psiquiatria com de formação em rede (Caps, hospital e unidade básica de saúde) gestionada por uma secretaria municipal de saúde no estado do Rio Grande do Sul. Ocorre durante três anos, período que os profissionais de diferentes locais do país residem e atuam nos serviços de saúde na cidade.

A fundamentação é baseada nos princípios do sistema único de saúde  e da reforma psiquiátrica, sua formação ocorre através de atividades de atenção integral à  saúde e serviços da rede pública, na lógica das redes de atenção  à saúde, possibilitando ao final de três anos, formar profissionais preparados para atuar nessa perspectiva.