09 JAN 2020
Mais de 100 profissionais atuarão nas Unidades de Saúde e CAPS

Mais de 100 profissionais que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde e nas unidades de Saúde Mental foram recebidos nesta quinta-feira (09) no Seminário Integrador do IB Saúde. A partir da próxima segunda-feira (13), todas as 14 Unidades terão equipes completas. Cada Unidade de Saúde terá médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e serviços gerais em todo o horário de atendimento, além dos gestores de Unidades e das equipes que atenderão nos CAPS. “Todos que chegarem as unidades de saúde serão atendidos”, comemorou o prefeito Rudinei Härter ao falar aos profissionais sobre as mudanças implantadas com o novo convênio e a ampliação das equipes.

Os profissionais passaram por uma seleção realizada pelo Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para Desenvolvimento Humano (IB Saúde) que os contratou para atuarem na saúde de São Lourenço do Sul. A Prefeitura e o IB Saúde conveniaram para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), Estratégias de Saúde da Família, Equipe da NASF e na área da Saúde Mental.

Na abertura do seminário, o vice-presidente Financeiro do IB Saúde, Vinícius Medeiros, apresentou o Instituto aos profissionais contratados. “Estamos aqui para inovar e superar desafios”, disse ele, falando da necessidade de atendimento humanizado, com carinho e atenção. “É isso que nós esperamos, que a gestão do Município espera e que o usuário espera”. Medeiros fez uma ampla apresentação do IB Saúde, sua atuação, experiência e cidades onde atua.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valnei Bröse, falou do processo de discussões até que fosse definido o Convênio com o IB Saúde. “O novo sempre traz expectativa e eu tenho certeza que teremos novos resultados”, disse ele, falando ainda do papel fiscalizador do Conselho, parabenizando a gestão municipal pela discussão até a formatação do convênio. O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS) e secretário de Saúde de Piratini, Diego Espindola, também parabenizou o Município. “Eu ando pelo país e sei que os prefeitos não conseguem melhorar e ampliar a atenção básica em saúde. Os municípios não tem capacidade para isso. Mas São Lourenço está conseguindo fazer. São Lourenço passa a ser um modelo para o Estado”, elogiou.

A secretária municipal da Saúde, Jaqueline Bergmann, iniciou falando da coragem da gestão para enfrentar os desafios até chegar a este dia, destacando o envolvimento de muitas pessoas e muitas entidades nas discussões para formatar uma nova forma de fazer saúde. “Isso vai funcionar com a dedicação e comprometimento de vocês”, disse ela aos profissionais. “O dia de hoje celebra um marco, uma nova história”, definiu a secretária, que resumiu o caminho percorrido até este dia, interrompendo uma forma de trabalho que tinha mais de 20 anos e que não se adequava mais a realidade atual.

Por fim, o prefeito Rudinei Härter também falou sobre o desafio da mudança, mas dedicou sua fala especialmente aos profissionais. “Nunca tive dúvida de que acharíamos um caminho e estamos aqui um excelente time de trabalho. Eu confio no profissionalismo de vocês. Esperamos de vocês dedicação, amor ao trabalho e carinho com as pessoas. É isso que precisamos nas nossas unidades. São Lourenço terá a saúde pública que a população merece”, disse Härter ressaltando o aumento das equipes para que todos que chegarem as unidades de saúde sejam atendidos. O prefeito também destacou que junto desta rede, mantem-se normalmente o convênio de Pronto Atendimento 24 horas com a Santa Casa de Misericórdia.

O seminário segue ao longo do dia com palestra de temas diversos sobre saúde e saúde mental e também capacitação dos profissionais para o sistema informatizado em rede utilizado na saúde de São Lourenço do Sul.