11 NOV 2019
Feira do Livro proporcionou quatro dias de literatura e cultura

Quatro dias de literatura e cultura. Assim foi a 38ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul que iniciou na quinta-feira (07) e seguiu até o domingo (10) com intensa programação na rua XV de Novembro, em frente a Coordenadoria de Cultura onde estão também o Museu Municipal e a Biblioteca Pública Municipal Elida Frömming Schild.

Com o tema “São Lourenço – da Costa Doce às páginas de um livro”, a Feira teve como patrono o escritor lourenciano Jefferson Dieckmann que realizou um trabalho junto às escolas locais resultando no livro A várias mãos, lançado durante a Feira. A obra teve a participação de cerca de 60 estudantes que participaram do lançamento com o patrono, uma forma de estímulo aos estudantes para a prática literária.

Mais de dez obras foram lançadas por seus autores durante o evento que ainda contou com uma vasta programação cultural, como apresentações de escolas, de grupos musicais das Unidades Básicas de Saúde, da Apae, entre outros, além de shows musicais, contação de histórias, estandes variados e mostras de trabalhos escolares, entre outras atividades. Parceira da Feira, a Furg também promoveu várias ações, como comemoração de seus 50 anos de fundação e nove anos do Campus São Lourenço do Sul.

Ao longo dos quatro dias, o espaço recebeu um grande público e, especialmente as crianças, aproveitaram intensamente as atividades. “A Feira sempre é um momento especial, a busca pelo conhecimento, a presença de escritores e seus livros e as crianças que aqui aprendem e são estimulados”, comentou o prefeito, ainda na abertura do evento.

A coordenadora de Cultura, Miriam Freitas avalia positivamente a Feira, destacando a presença do publico e o grande envolvimento das crianças e das escolas. Ela ressalta ainda que os livreiros saíram satisfeitos com as vendas, segundo eles, 50% maiores do que em 2018. Ela destaca também o bom resultado da localização da Feira com o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal abertos. “Muitas pessoas que são de São Lourenço do Sul e não conheciam a Biblioteca e o Museu puderam conhecer, isso é muito legal”, avalia a coordenadora.

A Feira foi uma realização da Prefeitura através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Coordenadoria de Desporto com apoio da Furg. Durante a programação, foi também anunciada a patronesse da Feira do Livro 2020, a escritora Iara Schmegel.