31 OUT 2019
Garantida a continuidade da dragagem do arroio São Lourenço

Trabalho já realizado está evitando cheias mesmo com grande volume de chuvas e terá continuidade com contrato assinado pelo prefeito na manhã desta quinta-feira

Para manter o trabalho de dragagem do arroio São Lourenço, o prefeito Rudinei Härter assinou na manhã desta quinta-feira (31) o Contrato de Cessão de Uso Não Oneroso do Batelão da draga. Batelão é a embarcação Cangussu que carrega o maquinário que faz a dragagem. A sequência do trabalho vinha sendo articulada pelo prefeito nos últimos meses junto ao Governo do Estado.

O Contrato é pelo período de 12 meses podendo ser prorrogável, entre o Município de São Lourenço do Sul e a Superintendência do Porto de Rio Grande, autarquia vinculada a Secretaria de Logística e Transportes do Estado do Rio Grande do Sul. O Contrato garante a continuidade do trabalho que já apresenta resultados positivos para a comunidade. A assinatura foi acompanhada por Luciara Mendonça, representante da comissão dos moradores próximos ao arroio e pelo secretário de Obras e Urbanismo, Lélio Blank. O prefeito e a moradora conversaram sobre a importância da dragagem e os resultados já obtidos. “Este contrato representa a continuidade da dragagem, como vínhamos tratando com o Estado. Isto não pode parar. O período chuvoso sem cheias comprova que a dragagem tem o resultado que esperávamos”, comentou Härter.

Nos últimos três anos, a média de chuvas em outubro foi de 103mm e neste ano já foram mais de 300mm no mês. Mesmo assim, com a dragagem o arroio não saiu de seu leito, o que representa tranquilidade aos moradores próximos que antes eram frequentemente atingidos por cheias. A draga retira 120m³ de areia por dia trabalhado. Esta areia está sendo utilizada em obras de pavimentação de ruas. Anteriormente, o arroio transbordava na cidade quando a água atingia 1,85m no medidor do Passo do Candombe na zona rural. Desde o início da dragagem não houve transbordamento com nível inferior a 2,22m no medidor.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024