07 OUT 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Prefeito Rudinei Härter visita abatedouros requalificados sob orientação do Serviço Municipal de Inspeção

Desde 2017, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vêm sendo reestruturado, com a contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e materiais de consumo. Desta forma, o SIM vem intensificando suas atividades de inspeção periódica e permanente. Na última terça-feira (1), o prefeito Rudinei Härter, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural Bruno Leitzke e pelo coordenador do SIM, o médico veterinário Carlos Ferreira estiveram visitando duas empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Municipal.

Os estabelecimentos visitados realizaram adequação a esfola aérea dos animais após publicação do Decreto Municipal 4667/2017, que regulamenta a prática. O método apresenta vários benefícios durante o abate, tais como redução da contaminação microbiológica e eliminação do contato do animal com o piso, além de apresentar maior drenagem do sangue e representar maior higiene das operações.

Em um dos abatedouros, localizado na estrada da Harmonia, foi realizada a instalação de trilhagem aérea, plataformas de abate, câmara de resfriamento de carcaças em isopainel, esterilizadores de facas e adequação da barreira sanitária com pia e lava botas em aço inox. Já no abatedouro localizado no distrito de Taquaral, foi realizada a instalação de trilhagem aérea, plataformas de abate, câmara de resfriamento de carcaças em isopainel, esterilizadores de facas, adequação do setor de embutidos com a construção de salas e defumadores e aquisição de equipamentos. As melhorias realizadas permitem aos estabelecimentos a qualificação dos serviços realizados e produtos produzidos e comercializados a seus clientes.