26 SET 2019
Município recebe reconhecimento pelos serviços de saúde bucal

A excelência dos serviços de saúde bucal de São Lourenço do Sul foi novamente reconhecida. O município recebeu nesta semana o certificado de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, pela participação na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. São Lourenço do Sul ficou na terceira colocação na categoria 20.001 a 50.000 habitantes.

A premiação é um reconhecimento ao conjunto de ações desenvolvidas pelo Município, através da Secretaria de Saúde, nesta área, com resultados expressivos. Há 30 anos, quando o São Lourenço do Sul implantou o serviço de saúde bucal, havia um índice 7 para indicadores de cáries, perdidos e obturados. Hoje, o índice está abaixo de 1, como explica a coordenadora do Centro de Odontologia (CEO), Jane Hammes. “Houve muitas mudanças nestes 30 anos”, destaca. O coordenador de saúde bucal na atenção básica, Alex Hoff, ressalta a estrutura e a equipe profissional da rede municipal como fatores determinantes para a qualidade dos serviços. Além disso, mais de 470 itens utilizados no atendimento de pacientes foram revisados para as licitações, fazendo com que, além de economia aos cofres públicos, as compras sejam mais eficazes, com produtos de maior qualidade, beneficiando quem é atendido nos consultórios junto as Unidades Básicas de Saúde.

Além do atendimento nas Unidades, a equipe de Saúde Bucal atua na prevenção, com inúmeras ações de conscientização e também em visitas a todas as escolas ao longo do ano. “Prevenir é sempre o melhor”, resumiu a secretária de Saúde, Jaqueline Bergmann. O prefeito Rudinei Härter recebeu a equipe e agradeceu a dedicação e o profissionalismo. “Esse reconhecimento mostra que lá no atendimento há eficiência e dedicação dos profissionais. Eu fico muito feliz com o profissionalismo de vocês”, elogiou o prefeito.

Além das melhorias já implantadas no setor nos últimos anos, a Secretaria de Saúde está adquirindo quatro cadeiras odontológicas novas para atender a necessidade de unidades de saúde. Para outubro, está sendo preparada a 30ª Semana de Educação Odontológica Comunitária, momento de ampliar especialmente as ações de conscientização e informação.