20 AGO 2019
SAÚDE
Workshop sobre a integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde acontece em São Lourenço

A Secretaria Estadual de Saúde realiza a partir desta terça-feira (20) em São Lourenço do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, o  Workshop 1 do PlanificaSUS, que aborda o tema “A integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”.

O evento que iniciou nesta terça-feira (20) e se estende até sexta-feira (23) no salão paroquial da Igreja Matriz tem a participação das secretarias de saúde de São Lourenço do Sul, Cristal, Amaral Ferrador, Turuçu, Arroio do Padre, Capão do Leão, Arroio Grande, Jaguarão e São José do Norte. Na abertura do workshop a Secretária de Saúde Jaqueline Bergmann deu as boas vindas ao público presente e falou em nome da municipalidade sobre a importância do projeto na funcionalidade das secretarias de saúde do estado.

O PlanificaSUS é um projeto realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Hospital Israelita Albert Einstein/PROADI – SUS que tem por objetivo apoiar o corpo técnico-gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos da Atenção Primária em Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada.

O público-alvo dos Workshops são as equipes mínimas de Estratégia Saúde da Família, equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, visitadores do Programa Primeira Infância Melhor, Agente de Combate às Endemias, Equipes de Saúde Bucal e Consultório na Rua salientando que as equipes participarão em dias diferentes do Workshop, de acordo com a divisão enviada pelos municípios.

O cronograma do Workshop 1 – A integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção tem a seguinte programação:

Semana Padrão (Dias 20 e 21/08)
Dia 20/08 Workshop 1 (Facilitadores, Tutores, Equipes)
Dia 21/08 Workshop 1 (Facilitadores e Equipes) + Formação Presencial Tutores

Manhã

8h Credenciamento
8:30h Atividade 1 – Acolhimento e abertura do Workshop 1
8:50h Atividade 2 – Vídeo de Apresentação: “Por que trabalhar em Rede?”
9:10h Atividade 3 – Discussão em Plenária: Por que trabalhar em Rede?”
9:50h Intervalo
10:10h Atividade 4 – Exposição Dialogada: “Qual o propósito da Planificação?”
11:10h Atividade 5 – Orientações para o trabalho em grupo
11:30h Intervalo para almoço

Tarde

13:30h Atividade 6 – Trabalho em Grupo: Atenção Primária à Saúde – Conceito, Atributos e Funções