15 JUL 2019
Efetivo da Marinha chega para atuar no combate ao Aedes aegypti

Um efetivo da Marinha chegou a São Lourenço do Sul na manhã desta segunda-feira (15), para reforçar um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A equipe atuará a pedido do prefeito Rudinei Härter, que preocupado com a proliferação do mosquito após vários focos com larvas serem encontrados no bairro Navegantes, solicitou a ajuda da Marinha.

Durante a manhã, o efetivo foi recebido pelo secretário Especial de Gabinete, Eduardo Silveira, representando o prefeito, a secretária adjunta de Saúde, Adriane Martins e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Adriane Vargas. Os secretários derem as boas vindas ao grupo e agradeceram em nome do prefeito e da comunidade pela importante ajuda que dará a São Lourenço do Sul.

Após a recepção, os marinheiros que ficarão por dez dias na cidade receberam instruções da equipe da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Pela tarde, inicia o mutirão, em conjunto com os agentes de saúde, agentes de combate a endemias e a equipe da Coordenadoria Regional de Saúde. A visitação aos imóveis começa pelo bairro Navegantes para, posteriormente, avançar a outros pontos da cidade. Por isso, a recomendação é para que as pessoas recebam as equipes em suas casas, já que o objetivo, além de orientar, é averiguar possíveis formas de acúmulo de água, além de focos com larvas.

Não há doença no Município

Mesmo com a presença do mosquito Aedes aegypti, não há nenhuma das doenças transmitida por ele (dengue, zika e chikungunya) em São Lourenço do Sul. O mosquito só as transmite se picar uma pessoa doente e depois outra pessoa. Ainda assim, é preciso que cada um faça a sua parte eliminando possíveis criadouros. Há uma elevação de municípios considerados infestados pelo mosquito na região, por isso, os cuidados são cada vez mais importantes. O número dos casos de dengue no Rio Grande do Sul também tem aumentado bastante neste ano.

Evite o acúmulo de água

A prevenção ao mosquito exige empenho de todos. No caso de São Lourenço do Sul, é importante que os moradores de todo o Município façam a sua parte, não apenas no bairro Navegantes. É fundamental eliminar qualquer forma de acúmulo de água em que o mosquito possa colocar os ovos. Ele coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante destinar corretamente pneus velhos ou furados, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno e evitar plantas que acumulam água nas folhas. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. A principal dica que todos devem ter em mente é que toda e qualquer forma de acúmulo de água, mesmo que em pequena quantidade como uma tampinha de garrafa, já pode servir como local para o mosquito fêmea colocar ovos.

A Secretaria de Saúde tem 67 armadilhas instaladas na cidade. São pneus cortados ao meio com água. Essas armadinhas são visitadas uma vez por semana pelos agentes de combate a endemias e quando são encontradas larvas do mosquito, é realizada a Delimitação de Foco em um raio de 300m ao seu redor, com fiscalização em casas, comércios e terrenos. Foi neste trabalho que larvas foram encontradas em residências do bairro Navegantes, motivando a intensificação das ações de combate.

Há também no município 33 pontos estratégicos que são visitados a cada 15 dias, como cemitério, o chafariz da praça central, depósitos, borracharias e construções, por exemplo, justamente para verificar possível existência de larvas. Já os agentes de saúde receberam capacitação e ao visitarem as famílias também fazem a vistoria contra o mosquito Aedes aegypti.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024