01 JUL 2019
Grandes nomes da poesia crioula reúnem-se em São Lourenço do Sul

São Lourenço do Sul recebeu no fim de semana grandes nomes da poesia xucra, quando sediou o 63º Rodeio de Poetas Crioulos, evento realizado pelo grupo Estância da Poesia Crioula com apoio da Prefeitura através da Coordenadoria Municipal de Cultura. A programação no CTG Galpão da Peonada ocorreu de sexta-feira (28) até o domingo (30).

A palestra Os mistérios ocultos do chimarrão abriu a programação na sexta-feira. Ministrada por Wilson Tubino, da Escola do Chimarrão, o momento foi de apresentação de história e curiosidades sobre a bebida típica do gaúcho. O sábado (29) iniciou com a aberta oficial do evento, momento em que o prefeito Rudinei Härter e a coordenadora de Cultura Miriam Freitas compuseram a mesa ao lado do presidente da Estância da Poesia Crioula, Ubirajara Anchieta, o vice-presidente Vilson Tubino, os delegados da entidade Pandiá Cardoso e Gargioni Avila e o Patrão do CTG Galpão da Peonada, Jorge Luiz da Gama. Prefeito destacou a honra em receber o evento em São Lourenço do Sul, revelando sentir-se feliz em estar cercado de pessoas que conhecem tanto a cultura gaúcha, considerando um momento de aprendizado.

A tarde teve também homenagem especial ao poeta Léo Ribeiro de Souza e diplomações do prefeito Rudinei Härter, do novo sócio João Máximo Lopes, do sócio efetivo Darci Ignácio da Silva, do poeta Adão Quevedo e da poetisa Danci Ramos. Ainda no sábado, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein fez apresentação mostrando um pouco da cultura germânica aos presentes. A dança gaúcha foi apresentada pelo Grupo de Danças Tradicionalistas Herança Farroupilha, da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch. Pandiá Cardoso fez uma tertúlia e Robledo Martins fez um show musical. A programação contou também com a posse da patronagem do CTG Galpão da Peonada, tendo a frente o patrão Jorge Luiz Gama.

A manhã de domingo (30) foi marcada por emoção com uma cerimônia ecumênica ministrada pelo Pastor Artur Presser (IECLB) e pelo padre Volmir da Silva, pároco da paróquia São Lourenço. O momento foi em homenagem aos ‘Poetas da Sesmaria do Infinito’. Foi também realizada uma homenagem espiritual ao poeta lourenciano que foi presidente da Estância da Poesia Crioula Sérgio de Laforet Padilha, com participação de sua família. O encerramento do evento foi com uma tertúlia de Pandiá Cardoso e almoço.

Ao longo da programação que teve muitas declamações de grandes nomes da poesia xucra, tradicionalista gaúcha. “São Lourenço do Sul viveu um dos maiores momentos da cultura gaúcha, quando recebeu os grandes poetas do Rio Grande do Sul. Nomes consagrados da literatura gaúcha que ficaram encantados com a receptividade e organização do evento, prometendo voltar e trazer mais eventos culturais para nossa cidade”, comemorou a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas.

01/07/2019
Rodeio de Poetas Crioulos